quinta-feira, 8 de janeiro de 2009


Analisando os inquéritos feitos a população paredense concluímos que uma das áreas a desenvolver no concelho de paredes poderia ser o desporto.

A população paredense é muito sedentária e pouco dinâmica no que diz respeito à realização de actividades desportivas. São poucas as pessoas adultas que fazem algum tipo de exercício semanalmente, devido à carga horária do seu emprego, impossibilitando de fazer desporto por falta de tempo. Por sua vez, alguns dos seus filhos tornam-se sedentários desde pequenos, não desenvolvendo a sua capacidade motora. Mas o número de jovens desportistas é superior ao número de adultos que praticam exercício.

Tal facto, por vezes deve-se, à pouca divulgação de actividades desportivas abertas ao público. Assim, existe pouca informação divulgada às actividades paredenses. Outro facto, como já referi anteriormente, é a falta de tempo que a população de paredes não tem, havendo uma sedentarização constante.

Um projecto que poderá animar toda a população deste concelho, poderá ser o novo complexo desportivo em Mouriz. Este complexo vai despender 30 milhões de euros a este concelho e ao estado, o que para alguns paredenses é um péssimo projecto. Havendo poucos desportistas no concelho e fora deste e a pouca ou difícil acessibilidade a Mouriz, são os principais motivos com que alguma população não concorde com um mar de dinheiro gasto num projecto que não tem raízes para desenvolver. Por outro lado, uma parte da população paredense pensa que este projecto poderá ter muito sucesso, porque dinamizará o concelho. Também, pensam que as principais actividades desportivas a nível do concelho, do vale do Sousa e da zona norte do país poderão ser dinamizadas no concelho de paredes, porque este complexo irá ter excelentes infra-estruturas, onde irão frequentar novas modalidades e modalidades anteriormente desenvolvidas neste concelho. Assim, a importância deste complexo irá desenvolver e promover actividades desportivas tanto dinamizadas aos mais novos como aos mais velhos.
Realizado por:
João Carlos

Sem comentários: