segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Município “vestiu-se” de cor-de-rosa para assinalar o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

Tal como foi noticiado no nosso blog algumas semanas atrás, o Pelouro da Saúde da Autarquia de Paredes, em colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, assinalou a data de 30 de Outubro, Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama.


Das acções desenvolvidas, Aula de Ioga e Largada de Balões, a Sessão de Testemunhos das voluntárias do Movimento Vencer e Viver, dirigida às funcionárias do Município, foi sem dúvida, uma das mais impressionantes.
Este Movimento, decorrente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, é constituído por mulheres sobreviventes ao cancro da mama que, diariamente, dão o seu contributo para apoiar vítimas desta doença, os seus familiares e amigos.


No Salão Nobre dos Paços do Concelho e perante uma plateia rosa, o Vereador da Saúde, Pedro Mendes, ressalvou a preocupação crescente com este caso, ao mesmo tempo que aplaudiu a imensa força destas mulheres.



As voluntárias explicaram o princípio que rege o Movimento Vencer e Viver, o princípio de uma para a outra, ou seja, a importância de dar o seu testemunho a outra mulher. Vencer a doença para continuar a Viver é o seu lema.

Na sua exposição, referiram que o número de casos de cancro da mama tem aumentado nos últimos tempos, mas salvaguardaram que também tem aumentado o número de sobreviventes. Este triunfo deve-se, sobretudo, a um dos grandes objectivos que possuem – a detecção precoce do cancro.

Para que isto seja possível, estas vencedoras apelam à população feminina para que se conheça a si própria, de modo a realizar, uma vez por mês, o auto-exame das mamas. Foi este o conselho dado por Carolina Negreiros e Ana de Lurdes Pires.

No final da sessão, foram distribuídos panfletos explicativos do auto-exame e pin’s (laço cor-de-rosa) que simbolizam esta batalha que é de todos.

Sem comentários: